terça-feira, 21 de março de 2017

Tipos de açúcar

Uma das melhores coisas que você pode fazer para a sua Saúde é parar de comer açúcar branco refinado. Este é um dos piores alimentos que existe.
Além de não fazer bem para a Saúde, o açúcar vicia. Pois é, o açúcar atua no mesmo centro nervoso que drogas como a cocaína. Este centro nervoso é responsável pela sensação de prazer momentâneo. Quando a sensação passa, queremos mais. E mais. E mais.



E por que o açúcar não é bom para a saúde? Existem vários motivos, e aqui eu vou citar apenas três. 1) O açúcar enfraquece nosso sistema imunológico; 2) ele torna o nosso sangue mais ácido (deixando nosso corpo mais propenso ao surgimento de doenças); e, finalmente, 3) o açúcar eleva muito o nível de insulina no nosso sangue, sendo este o principal fator de risco para o desenvolvimento de diabetes do tipo 2.

Ou seja: quer ficar longe de doença? Fica longe do açúcar.

Alternativas saudáveis


Existem, no entanto, alguns tipos de açúcares “menos maléficos”, por assim dizer. O meu predileto é o açúcar de coco, um tipo de açúcar natural, rico em nutrientes e com baixo índice glicêmico (não eleva tanto o nível de insulina no sangue).

Açúcar mascavo (à esquerda) e açúcar de coco (à direita)


Eu uso açúcar de coco em praticamente todas as minhas receitas de doces. Afinal de contas, ninguém é de ferro. Conheça aqui as minhas receitas prediletas.
Se você quiser algo mais em conta, substitua o açúcar branco por açúcar mascavo. Já é um grande avanço!

E lembre-se: hábitos alimentares não se constroem da noite pro dia. Vá se habituando aos poucos ao gosto do açúcar mascavo e do açúcar de coco. Tenho certeza que seu corpo te agradecerá por estas mudanças!

Nenhum comentário:

Postar um comentário